domingo, 25 de março de 2012

Prólogo - Os Trotes

Minhas aulas no curso de Ciências Biológicas, na UFRGS, começaram dia 05/03, há três semanas.


 No dia da matrícula, 14/02, o Alex foi comigo até o Campus do Vale. Antes da papelada em si, teve uma palestra com a profª Marion. Ela fez alguns comentários muito pertinentes sobre como quem projetou os prédios lá não era nada criativo - são todos praticamente iguais. Conheci rapidamente alguns colegas e fui direto esperar a matrícula. A minha era às 10:00, logo em seguida. Preenchi tudo, peguei as nove cadeiras possíveis, peguei meu brinde (a pulseira azul aí de baixo)... mas voltei para casa cedo. Depois descobri que as matrículas iam até de tarde, e que enquanto isso o povo foi fazer uma trilha. Fiquei com invejinha.

 Segunda-feira, 05/03, dia de trote. Aquela coisa "querida": tinta, purpurina... Tudo isso no Campus do Centro, que é onde temos aula segunda. Depois da pintura básica, nossos veteranos mui misericordiosos nos coagiram a ir, de elefantinho, até a Redenção.

 Não esquecendo da parada no meio do trajeto, para a realização da edificante "ola de bunda", virada para a avenida. E com direito a erva-mate nas calças de quem errasse. Foram necessárias só umas... dez tentativas.
 Chegando na Redenção, fizemos uma roda. Cada apresentou-se, dizendo:
  • Nome;
  • Idade;
  • Estado Civil;
  • Cidade de Origem;
  • Motivo de escolher a Biologia;
  • Orientação sexual;
  • Posição preferida.


 Depois disso, hora de recolher dinheirinho. A meta era R$70 por bixo, até as 18:00. Nessa árdua jornada, fui atrapalhada acompanhada pelo Ítalo, que acabou com a pouca simpatia que alguém pudesse sentir por uma caloura sozinha tentou com toda sua boa vontade arranjar umas moedas.



 Verdade seja dita, a gente tentou. Andamos até quase a Cidade Baixa, tentamos cinco semáforos diferentes... Tomamos duas lições de moral, um "NÃO" homérico seguido de um "nada pessoal", várias balançadinhas negativas de cabeça... Quando eram 16:30, finalmente achamos um lugar. Nosso esquema foi se sofisticando: esperar o sinal fechar e partir pro ataque, um de cada lado da rua. Entre uma rodada e outra, encontramos uma senhorinha muito simpática, uma futura professora, um pai de outra caloura, a diretora do Conselho Regional de Biologia(!)... e tudo isso nos rendeu R$66... pros dois. 
 É, falhamos miseravelmente. Mas, em compensação, conseguimos água gelada de graça duas (DUAS!) vezes num mercadinho lá perto. Voltamos pra Redenção achando que íamos ser empalados pelos veteranos, mas nem foi tão ruim assim. Ruim foi descobrir que algumas pessoas tinham conseguido os R$70, e até mais!

 Depois disso, hora de ir pra casa. A moça ao meu lado no ônibus estava se coçando só de me ver - isso que eu tinha tirado a maior  parte da tinta e erva-mate dos braços e cabelo durante a tarde. Cheguei aqui no 103 com cara de zumbi saído de campo de paintball - o Alex não estava, graças a deus.
 Tomei o maior banho da minha vida:
  • Três lavagens de cabeça até parar de sair água marrom;
  • Dez minutos esfregando a tinta dos braços;
  • Uma volta ao chuveiro para tirar a tinta vermelha do ombro;
  • Uma volta ao chuveiro para tirar a tinta azul das costas;
  • Mais uma volta para tirar o resto de tinta azul das costas.
 Ainda ficou uma mancha azul no meio das costas. Deixei lá. Algumas horas mais tarde, passei o dedo na orelha. Saiu preto. TINHA TINTA ATÉ DENTRO DA MINHA ORELHA! Tentei tirar, não saiu tudo. Deixei também. O mais engraçado foi o Alex reparar nela depois, e eu responder "eu sei".


 Quarta-feira, 07/03, mais trote. Dessa vez, no Campus do Vale. Elefantinho básico, fomos até o Seu Pedra (difícil explicar, melhor ver a foto). 

Voltamos, fizemos o Juramento do Biólogo, saudamos a árvore.

 Depois, a parte mais incrível, fantástica, arrasadora, sensacional e mágica do trote: as Guerras Saponáceas da Biologia. No começo estava todo mundo muito comportado, quase parecendo gente civilizada. Não durou muito. Logo logo o povo foi ficando animado e só faltou rolar sangue até sangue acabou rolando (nada muito grave, lógico).


 Meu time (Branco) acabou perdendo, mas eu, Gabriela e Janaína conseguimos evitar o vexame.




 Assim terminaram-se os trotes. Assim inicia-se a vida universitária dos BIOBixos 2012/1. O clima é dos melhores, com previsão de altas histórias nesse futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário